Nossa página está passando por momentos de mudança, para que isso seja melhor aproveitado por todos, precisamos remover, diversos conteúdos que já estavam publicados, esses irão retornar para a página de maneira reformulada e até mesmo corrigida. Parte dessa mudança tem como objetivo realizar correções ortográficas e otimização de alguns assuntos abordados aqui.

MONTANDO UMA AVALIAÇÃO PARA OS ALUNOS

Montar uma avaliação para os alunos é relativamente complicado, pois é necessário pensarmos diversos aspectos.

Ao montar a dos meus alunos busco pensar primeiro o que quero e o que é mais importante em tudo que aprenderam.

Nem sempre essa avaliação vai acontecer de forma escrita, porém também é possível acontecer.

As duas formas abaixo costumo trabalhar com meus alunos a cada 2 ou 3 meses, para evitar o acumulo de informações, porém algumas perguntas algumas vezes trabalho com eles durante o ano todo.

A primeira apresentada, pode ser trabalhada com alunos até o 5º ano, mas utilizo mais com alunos do 1º ao 3º ano (Ensino Fundamental I).

Com alunos menores entre 1º ao 3º ano (Ensino Fundamental I), procuro trabalhar com perguntas para fazer com que eles me respondam.

Exemplo: Quantas peças tem no tabuleiro montado? , Quantas casas tem no tabuleiro?, etc.

Essa avaliação trabalho com eles de forma coletiva, fazendo com que cada um fale sua resposta, e depois falo qual é a resposta certa e os relembro explicando.

Com alunos a partir do 4º ano, já começo a trabalhar com eles posições para que eles me mostrem em qual movimento a peça irá fazer mate. Podendo utilizar diagramas ou posições para que eles montem e procurem a posição do Xeque-mate.

Para esse tipo de avaliação dos alunos a partir do 4º ano, costumo trabalhar com um (1) movimento ou no máximo dois (2) movimentos.

Outra forma de avaliá-los é pedir que reproduzam algum mate famoso (Pastorzinho, Mate do Louco, etc.). Essa também é possível trabalhar com alunos do 2º e 3º anos  (Ensino Fundamental I).

São algumas alternativas para verificar e trabalhar alguns assuntos também, como: Proteção de peças, Roque (grande e/ou pequeno), etc.


Esse texto está sendo republicado com correções.