O Xadrez e o lúdico, fazem parte das minhas aulas, independente da escola, ou do foco do trabalho.
Comecei a aplicar algumas atividade mais lúdicas com o propósito de melhorar a percepção da partida pelos alunos, como forma de diferenciar as atividades das aulas, e poder sair um pouco do só ficar jogando no tabuleiro, etc.
Com esse trabalho conseguir motivar alunos, auxiliar os alunos que tinham dificuldades tanto nas aulas de Xadrez, como na parte pedagógica da escola, passei a estimular a participação dos alunos, trabalhar com a memorização, trabalhar com a concentração e a atenção, etc.
Muitas das atividades que hoje utilizo nas minhas aulas foram desenvolvidas por mim, ou alguma atividade que já existe fiz uma adaptação, incluindo algumas atividades pré-enxadrísticas (material de Wilson da Silva), também adaptei para a minha realidade de aula.
Algumas atividades acabam encantando tanto os alunos que muitas vezes eles ficam pedindo para fazer novamente, ou então "a gente vai fazer essa atividade de novo".
Para trabalhar com elas, coloco já no planejamento, que é muito importante ter, tal atividade ligada a algo que vou trabalhar com eles, por exemplo, o Jogo da Velha de Xadrez, coloco logo depois de ensinar os alunos os movimentos de Torre, Bispo e Cavalo, já que para jogar essas peças são utilizadas, dessa forma faço com que os alunos aprendam a movimentar a peça de maneira correta, algumas turma acabo precisando adaptar regras ou acrescentar alguma nova regra, como: "Não pode fazer a sequência da mesma cor logo que se coloca as peças", ou seja, forço os alunos a movimentarem as peças, para conquistarem a vitória no jogo, dessa forma a atividade fica mais desafiadora, só faço isso com alunos a partir do 4º ano do Ensino Fundamental I.
Já vi depois de alguma aula mais lúdica alunos que perguntavam toda hora como a peça se movimenta ou captura, parem de perguntar e começarem a lembrar essa informação, alunos que enquanto faziam aula tirava notas boas nas provas de matemática e depois que parou de fazer aula teve uma queda nas notas (aluno com dificuldades na matéria/disciplina de matemática), já vi alunos quererem participar de todas as competições, após irem na primeira competição, etc.
Além de atividades mais lúdicas, trabalho com outras formas de ensinar os alunos a importância da atenção nas partidas que estão jogando, utilizo para isso o Xadrez para deficientes visuais, mesmo não tendo alunos com tal deficiência, após terem o contato com esse tabuleiro, é visível ver os alunos prestando mais atenção ao tabuleiro como um todo e não somente em partes dele, normalmente a parte em que o Rei está.
Esse texto é uma publicação nova.