Nossa página está passando por momentos de mudança, para que isso seja melhor aproveitado por todos, precisamos remover, diversos conteúdos que já estavam publicados, esses irão retornar para a página de maneira reformulada e até mesmo corrigida. Parte dessa mudança tem como objetivo realizar correções ortográficas e otimização de alguns assuntos abordados aqui.

OS DIAGRAMA NAS MINHAS AULAS

Os diagramas são parte importante das minhas aulas, já que é muitas vezes através deles que trabalho com algumas posições de Xeque-mate, até mesmo para que os alunos aprendam a entender a vantagem material, etc.

Antes dos alunos terem contato com os Diagramas (ou como utilizo em algumas aulas Desafios) primeiro é necessário que os alunos compreendam um pouco sobre o básico do Xadrez e as principais regras.

Esse tipo de atividade é muito importante ao preparar alunos para uma competição (ou torneio - irei utilizar o termo competição para referir-me a qualquer tipo de atividade competitiva entre alunos de um ou mais escolas, ou seja, para referir a Torneios, Competições, Jogos escolares, etc.)

Na maior parte das vezes separo a turma em duplas ou trios, evito mais do que três alunos para tentarem achar a solução de um Diagrama, algumas vezes, quando possível, faço os alunos passarem por todos, quando não é possível isso escolho situações similares, para cada uma das duplas ou trios.

Esse tipo de atividade trabalho com aluno do 4º ano em diante, já que é a faixa etária que mais costumo levar para uma competição. Com os menores trabalho com diagramas de movimentos, formas de capturas, Xeque e Xeque-mate.

Esse trabalho exige dos alunos uma maior observação do tabuleiro, já que não é uma partida que eles elaboraram as estratégias, além disso, exige que eles olhem o tabuleiro como um todo, já que durante as aulas muitas vezes percebo que alguns alunos ficam muito focados no lado do tabuleiro em que o Rei encontra-se, esquecendo que algumas peças como o Bispo ou a Dama (vulgo "Rainha"), conseguem atacar de posições distantes.


Esse texto é uma publicação nova.