Nossa página está passando por momentos de mudança, para que isso seja melhor aproveitado por todos, precisamos remover, diversos conteúdos que já estavam publicados, esses irão retornar para a página de maneira reformulada e até mesmo corrigida. Parte dessa mudança tem como objetivo realizar correções ortográficas e otimização de alguns assuntos abordados aqui.

AULA DE XADREZ: DESAFIOS ENTRE OS ALUNOS

É importante promovermos novos conhecimentos para os alunos, e aos poucos conforme a turma vai melhorando, bom gerar novos desafios para eles, e nada melhor que os próprios colegas os desafiarem.

Essa é uma atividade que gosto de fazer com alunos a partir do 4º ano. Quando realizo essa atividade é importante que os alunos já saibam fazer anotações, já que irão passar por diversos desafios.

Como faço a atividade, primeiro divido a turma em duplas ou trios, conforme a quantidade de alunos, se for possível todos em duplas, eu prefiro.

Para cada aluno entrego ou falo o que deve conter na montagem do desafio/diagrama deles. Depois deixo que os alunos montem da maneira como julgam ser a melhor forma, sempre intervindo e pedindo que me apresentem a resposta da atividade que montaram. Muitas vezes é preciso correções, porém é uma ótima maneira de aprenderem.

Os alunos devem montar uma atividade que em um movimento o jogador faça o Xeque-mate, independente da cor que irá fazer ou levar o mate no final.

Nas primeiras vezes que faço deixo a quantidade de material sendo maior e aos poucos vou reduzindo conforme as aulas vão passando essa quantidade.

A promoção (ou coroação) do peão, pode ser feita somente com peças permitidas, ou seja, aquelas que determinei que poderiam usar, ou livre, eu prefiro usar a livre. A maior parte dos alunos raramente realiza algum mate que precisa da promoção para se vencer, e por isso deixo isso mais livre.

Depois que todos montaram e já conferi todos, os alunos começam a passar na sequência nos tabuleiros dos adversário, carregando com eles um papel com nome da dupla ou trios, colocando a resposta dos desafios dos colegas. Para isso as mesas são numeradas, para poderem identificar qual dos desafios estão respondendo.

Ao final os alunos me entregam o papel, que será corrigido depois. Após receber todos os papéis, peço que os alunos de cada mesa, na sua respectiva vez vá até o mural e coloque a posição que montaram, e em seguida apresente a resposta.

* Observação: Nesse momento é possível também se ir corrigindo o que foi colocado no papel. Presto atenção até mesmo em detalhes, como se colocaram o sinal de Xeque-mate (++ ou #).

Esse texto é uma publicação nova.